quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Módulo 4

Maria Clair Gomes - Tecnico em Secretaria
Neste módulo observei que as pessoas em geral utlizam a psicologia no seu dia a dia, na educação de nossos filhos e diante da sociedade.
Na Grécia antiga, havia uma divisão entre os escravos e os filósofos, enquanto os grandes filósofos pensavam os escravos faziam o trabalho manual onde não era necessário pensar, havia a divisão de "tarefas".
O importante é considerar a relação entre a psicologia e a educação sendo de complementariedade de construção, para avançar no entendimento desse dois campos do conhecimento.
As relações entre a psicologia e a educação, apesar de parecerem óbvias, são complexos e envolvem vários aspectos, tantom concordantes como de oposição. tendo como alvo comum a criança, a psicologia e a educação tem discutidos desde há muito tempo os processos de desenvolvimento e os de aprendizagem.
O importante é poder contar com um conhecimento a mais, para refletirmos a nossas práticas e buscar fazer dessa prática uma ação que seja educativa, que leve o outro, no caso o aluno, seu desenvolvimento intelectual e pessoal.
É necessário desenvolver no contexto escolar relações interpessoais que permitam uma integração das diversas áreas do conhecimento e das diferentes funções de cada membro da escola, reconhecendo a necessidade de superação da fragmentação do saber e dos fazeres, características da escola tradicional.
Particularmente gostei muito deste módulo a psicologia deve ser sempre usada no nosso cotidiano, pois temos que ter sabedoria e discernimento na nossa vida.

Tutota Lilian

Nenhum comentário:

Postar um comentário