segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Conclusão do Bloco II


Conclusão do Bloco II

            Iniciamos o Bloco II que seria o encerramento de um trabalho que foi muito edificante e onde nós aprendemos algo além de nossos conhecimentos e descobrir que tudo que eu seria sobre escola, aprendi muito com funcionário de escola.
            No Módulo 10- Trabalho Escolar e Teorias Administrativas: A escola, como qualquer outra organização, precisa ser administrada, visando a cumprir, da melhor maneira possível sua função social. Essa administração não deve ocorrer de forma igual àquela exercida em outras organizações, como por exemplo, empresa e industriais devido a natureza e finalidade mais ampla do trabalho da escola, o qual consiste em contribuir para o processo formativo dos indivíduos. É preciso reconhecer que a escola realiza ações que lhe confere grande especificidade.
            No Módulo 11- Gestão Democrática Nos Sistemas e Na Escola: Todos nós somos participantes do processo educativo, que a ação dos funcionários na escola é, uma ação educativa. Todos na escola se envolvem na prática social da educação, uns com mais consciência sobre seu papel, outro com menos, quanto mais consciente se torna esta ação, maiores a possibilidades de construirmos uma escola inclusiva, democrática e de qualidade para todos.
            No Módulo 12- Legislação Escolar, conhecendo mais sobre demandas por conhecimentos legal que a rotina do trabalho administrativo de uma escola impõe a seus executores, ela propõe-se a orientar e fundamentar o estudo da legislação educacional.
A educação nas constituições. O plano nacional de educação e as propostas. O regimento escolar. A educação pública nas constituições. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n 9394/1996. Aprendemos a importância do regimento da escola, que é um instrumento de fortalecimento de estabelecimento de ensino e da própria educação desenvolvida pela escola. E nessa perspectiva, deve contemplar possibilidades de parceria da escola com os demais órgãos públicos do sistema educacional e fora dele, e a ampliação das relações da escola com a comunidade, no sentido de viabilizar projetos que contribua para o desenvolvimento tanto do processo educativo escolar quanto da comunidade.
            No Módulo 13- Técnicas de Redação e Arquivos: A escola é uma instituição que lida com pessoas que exercem papel social. A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam, para compreender, é essencial conhecer o lugar social de quem olha. Como alguém vive, com quem convive, que experiências tem, em que trabalha, que desejos alimenta, como assume os dramas da vida e da morte, e que esperanças os animam. Isso faz da compreensão sempre uma interpretação. Porque cada um lê e relê com os olhos que tem. Porque compreender e interpretar a partir do mundo que habita.
            No Módulo 14 – Contabilidade na Escola: Vimos a importância da contabilidade em todos os setores, pois é a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a interpretação dos fatos nele ocorridos, com o fim de oferecer informações sobre sua composição e suas variações, bem como sobre o resultado econômico decorrente de gestão de riqueza patrimonial.
            Se nas empresas comerciais encontramos sócios que são os donos dos negócios, nas públicas, o cidadão são os donos, não é porque é público que não tem dono; ao contrário, se é público todos nós, cidadãos somos os donos.
            Módulo 15 – Administração de Materiais: Em todas essas e em outras circunstâncias do nosso cotidiano, lançamos mão de nossas habilidades de refletir , planejar, organizar, decidir e executar. Em outras palavras, estamos sempre, rotineiramente, empregando técnicas de administração na resolução de nossos problemas cotidiano e na melhoria da nossa qualidade de vida.
            No Módulo 16 - Estatística aplicada à Educação: Estatística é uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para a coleta, organização descritiva, análise e interpretação de dados. Ela é dividida em: estatística descritiva: parte que apenas coleta, descreve, organiza e apresenta os dados. Nela não são tiradas conclusões. Estatística Indutiva ou Inferência: analisa os dados a obtêm as conclusões.
            Terminamos o curso tirei experiências proveitosa e muito aprendizado, foi um período muito bom e generoso em minha vida profissional e pessoal. Cada módulo foi muito bem explanado pela tutora Lilian, com dinâmicas, apresentação de vídeos, com sabedoria e generosidade. Muitas lições foi tirada e vou levar sempre em minha bagagem o que aprendi.
           

                                   “O Dom da vida já é vocação”.

                        “Deus pode não te dar tudo o que você quer,
                             Mas Deus dá o que você precisa.”


Maria Clair Gomes - Secreta ria Escolar

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