quarta-feira, 10 de julho de 2013

Reflexão do módulo 11

          Iniciamos esta aula co a oração do cursista, trazida pela Suzana e a Luiza complementou de modo espontâneo, pedindo a Deus por um bom dia, onde rezamos a oração do Pai- Nosso
          Logo após, a tutora Dulce, como sempre tem feito antes de iniciarmos o módulo, nos apresentou o vídeo "Os sonhos de Deus", do cantor Nani Azevado, co a mensagem de que deus sonha conosco e que devemos por nele a nossa confiança.
          Outra mensagem foi "Prato do dia", que de um modo divertido ensinou uma receita de amor para compartilharmos com os amigos.
          Fizemos também a construção do tangran, o qual levou a pensar para que pudéssemos monta-lo de forma correta.
          Este módulo foi muito discutido, onde também foram levantados vários questionamentos sobre o cardápio das nossas escolas.
          É necessário levar ao conhecimento e a sensibilização, sobre a alimentação saudável, que não significa apenas ter o que comer, mas ter uma alimentação nutritiva, variada, equilibrada, onde o mais importanta é a qualidade e não a quantidade.
           Apesar de haver alimentos para atender todo o mundo, há muitas pessoas sem ter o que comer, contrariando o que esta escrito na Declaração dos Direitos Humanos, de que todos tem direito há uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente.
           A desnutrição e a obsidade são problemas opostos, levando em conta que a desnutrição é a falta de alimentação e a obsidade e resultado de uma má alimentação.As duas interferem na saúde das crianças e adolescentes.
           A mídia interfere negativamente na boa alimentação, pois ela incentiva, através de sua propagandas , ao consumo de alimentos industrializados e mais práticos. Esses mesmos produtos podem levar o aparecimento de doenças, ou contribuir para que as mesmas se desenvolvam, além se ter alto custo financeiro.
             A alimentação saudável, pode ser barata, basta planejar cardápios, utilizando alimentos in natura, respeitando a cultura da região, aproveitando alimentos como frutas da época e substituindo alimento que tenham o mesmo valor por outros quando necessário.
            Através do pnae, vimos várias iniciativas que obtiveram sucesso no melhoramento da alimentação escolar, com, hortas nas escolas, a não utilização de enlatados na merenda, etc.
            A oferta de uma alimentação saudável e de qualidade nas escolas, que contam com a participação de nutricionistas na elaboração de cardápios, juntamente com a colaboração e o incentivo de todos os profissionais e os pais, é um caminho para levarmos nossas crianças e adolescentes a uma vida mais saudável.
     
      Cursista: Fernanda
      Alimenta Escolar



                                            PRATO DO DIA ( MENSAGEM DA AULA)
                                            
                                           FELICIDADE A MODA.......
                                                PORÇÃO DE CARINHO........
                                                   PAZ AO PONTO.............
                                                     AMOR A GOSTO...................
                                                        SAÚDE A VONTADE........................
                                                             DEPOIS DE PRONTO...............
                                                                      DISTRIBUA ENTRE SEUS AMIGOS!





                        Fotos das dinâmicas que fizemos nos curso,turma da alimentação escolar.
                                                Dinâmica da colcha de retalhos


                                     




                                                      dinâmica da bexiga
                                                             









Nenhum comentário:

Postar um comentário