quarta-feira, 24 de julho de 2013

Reflexão do Módulo 11

                                            Maria Clair Gomes - Secretaria Escolar

                                                     Reflexão do Módulo 11

No início assistimos um vídeo de Rubem Braga: A pipoca que somos muito interessante.
O módulo mostrou que a educação é um direito dos cidadãos brasileiros e , como tal implica em resposanbilidade do Estado e da família. Que a função da escola e dos sistemas de ensino é, prioridade, político-pedagógico, pois interfere na realidade de forma intencional e organizada.
Aprendemos que a educação brasileira compreende dois níveis: educação básica e educação superior, sendo que a primeira se organiza emtrês etapas articuladas: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
O módulo destacou a gestão democrática como forma mais adequada da gestão da educação, em qualquer de seus níveis.
Vimos que a gestão democrática é fruto da portura democrática dos diversos segmentos que fazem educação e que, para sua efetivação, vários elementos precisam estar presentes: participação, autonomia, pluralidade e transparência.
Quanto ao financiamento da educação, que a Constituição Federal vincula recursos para a educação. o que garante a base do seu funcionamento. A educação tem garantido recursos da União, dos Estados, Municípios e o Distrito Federal. Aprendemos que além dos recursos vinculados o ensino fundamental possui outras fontes de recurso: Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE). Fundo da Participação dos Municípios (FPM) e o Salário-Educação.
A educação é uma prática social, dado que se realiza  na relação social e nos mostrou que uma forma de organização e de planejamento dos sistemas educacionais se concretiza nos Planos Educacionais do Estado e do Município e que, no âmbito da escola, é o Projeto Político Pedagógico (PP) que viabiliza e concretiza as ações educacionais.

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